domingo, 15 de julho de 2012


TOP 10 - Photoshop

2
Oi! Tudo bem com vocês? Hoje vamos estrear uma nova ''linha'' de post, nosso TOP 10! Esta linha será feita pelo nosso amigo Rodrigo, onde ele dará 10 ou mais dicas de alguma coisa, gostaram da ideia? Espero que aproveitem muito esse nosso "top 10", vamos as dicas dele???


Fala galera...
Tudo bem com vocês?
A pedido da Mari e da Gabi, vamos a um post sobre Photoshop! Noções bem básicas, mas essenciais para começar a mexer com essa grande ferramenta.
Muitas vezes só de ouvir falar em Photoshop, muitos já pensam que é bicho de 7 cabeças...mas com muita paciência, vontade e idéias da para se divertir bastante.
Não coloquei todas as ferramentas, primeiro que ficaria muito cansativo e também algumas ferramentas são muito especificas e exigem um pouco mais de conhecimento.

Bom, vamos lá!


BARRA DE FERRAMENTAS:
1)Mover (Atalho: V)
A ferramenta Mover permite que você mova objetos em uma determinada camada. Para usá-la, clique em qualquer lugar da tela e arraste. O objeto selecionado se moverá na camada.
2)Seleção de Área (Atalho: M)
Esta ferramenta serve para selecionar uma porção da tela no formato retangular ou elíptico. A seleção é a parte da imagem que será afetada por qualquer edição que você fizer posteriormente. Segurando Shift ao fazer a seleção, você obtém um quadrado ou círculo perfeito.
3)Laço (Atalho: L)
O Laço é uma ferramenta de seleção livre que permite a você desenhar uma área de seleção com o mouse, enquanto mantém o clique pressionado. Ao fechar a forma, tudo que estiver dentro dela, estará selecionado. Dentro desta mesma ferramenta você ainda tem acesso ao Laço Poligonal, que permite criar uma seleção livre em vários cliques, e o Laço Magnético, que tenta detectar bordas automaticamente para facilitar a sua seleção.
4)Varinha Mágica (Atalho: W)
A Varinha Mágica é mais uma ferramenta de seleção. Ao selecioná-la e clicar em uma área da imagem, você diz ao Photoshop que deseja uma seleção que inclua o ponto clicado e todas as áreas adjacentes com coloração similar (há um ajuste no topo da tela para determinar a sensibilidade dessa medição de área similar). A Varinha Mágica é geralmente utilizada como uma forma simples para retirar fundos de imagens.
5)Corte (Atalho: C)
A ferramenta de Corte é usada para – surpresa! – cortar as suas imagens. Você faz uma seleção retangular, e tudo que ficar de fora dessa seleção será eliminado da imagem. É possível especificar o tamanho exato do corte, ou uma proporção, assim como cortar à mão livre.
6)Conta-gotas (Atalho: I)
A ferramenta Conta-gotas permite que você clique em qualquer parte da tela para copiar a cor do local clicado. Ao copiar a cor, o Conta-gotas alterará a cor primária que você estiver usando para a cor copiada. Esta ferramenta facilita enormemente na hora de escolher uma cor exata que já exista na imagem, em vez de ter que escolher no seletor de cores.
7)Pincel e Lápis (Atalho: B)
O Pincel e o Lápis são ferramentas de desenho que atuam como os seus nomes sugerem. O lápis cria uma linha dura de espessura variável, enquanto o pincel pode assumir centenas de formatos e modelos diferentes, e geralmente produz uma linha mas suave.
8)Borracha (Atalho: E)
A Borracha é uma ferramenta praticamente idêntica ao pincel, com a vital diferença de que ela apaga em vez de pintar. Ao apagar, pode acontecer da região apagada adquirir uma cor “estranha”. Isso se dá porque a Borracha preenche o plano de fundo da área apagada com a cor de plano de fundo selecionada (ver “Ferramentas de Seleção de Cor” abaixo).
9)Lata de Tinta e Gradiente (Atalho: G)
A Lata de Tinta funciona da mesma maneira que a Varinha Mágica, no sentido de que atua sobre a área clicada e as áreas similares ao redor, mas, em vez de selecionar, ela pinta com a cor primária ativa. A ferramenta Gradiente pega as cores primárias e de fundo ativas e clica um gradiente entre elas, mas também pode ser usada para criação de gradientes bem mais complexos, envolvendo transparências e mais de duas cores.
10)Subexposição, Superexposição e Esponja (Atalho: O)
Estas são mais alguns exemplos de ferramentas do tipo pincel, que manipulam luminosidade e intensidade de cores. A primeira serve para escurecer áreas da foto, enquanto a segunda serve para clarear, e a terceira serve para saturar ou suavizar cores na área pintada por ela. São ferramentas muito úteis para retoques em fotos.
11)Caneta (Atalho: P)
A ferramenta Caneta é usada para desenhar gráficos vetoriais. Também pode ser usada para criar demarcadores que podem ser usados para várias tarefas mais avançadas.
12)Ferramenta Texto (Atalho: T)
Com esta ferramenta, você pode escrever horizontalmente. Com as ferramentas escondidas abaixo desta, você consegue escrever verticalmente e também criar máscaras de texto horizontais e verticais.
13)Formas (Atalho: U)
Com estas quatro ferramentas você pode criar retângulos, elipses, polígonos, linhas e formas personalizadas em formato vetor. Estas formas são muito úteis quando se está desenhando ou criando máscaras geométricas para fotos.
14)Ferramenta Mão (Atalho: H)
Esta ferramenta permite mover a sua visão da área de trabalho inteira do Photoshop. Se a imagem que você está trabalhando cabe inteira na tela do seu computador, esta ferramenta não serve para nada. Ela é útil para mover a sua visão quando você está trabalhando em uma imagem super aproximada com a ferramenta Zoom. Dica: a Mão pode ser selecionada temporariamente segurando a tecla Espaço. Quando você soltar o Espaço, estará novamente com a ferramenta anterior selecionada.)
15)Ferramentas de Seleção de Cor (Teclado: D para padrões, X para inverter as cores)
Estas ferramentas permitem escolher e gerenciar as cores que você está usando. A cor de cima é a sua primária, enquanto a de trás é a cor de plano de fundo. A cor primária é a que será usada pelos pincéis. A cor de plano de fundo entra em ação quando você deletar ou extender algo do plano de fundo (apesar de que agora, no Photoshop CS5, é possível usar a cor primária em algumas circunstâncias. Os dois ícones menores acima das cores são atalhos de funções. O da esquerda, que mostra um quadrado preto sobre um branco, configura as suas cores primária e de plano de fundo para os padrões, que são preto e branco (você também pode usar o atalho D). A seta curva com duas pontas à direita troca as suas cores uma pela outra (atalho: X). Clicar em qualquer uma das cores abre um seletor para que você escolha com precisão a cor que quer usar agora.

Vamos ver algumas fotos de sem/com photoshop:


 A diferença da pele é visivel entre a foto da esquerda (sem PS) e a da direita (com PS)



A foto não é a mesma, mas visivel o uso do PS na foto da direita no corpitcho da Suzana Vieira

Cansaram muito?
Foram 15 super dicas para vocês utilizarem o PS, ou pelo menos começarem a se divertir! Espero que gostem...e qualquer coisa, é só mandarem perguntas!
Valeu galera!
Beijos e abraços - Rodrigo

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa , assim até e viro UMA SUPER GATA E ESTRELA kkkk adorei o post :) Pamela

Sweet Poison MG disse...

Muito obrigada.
Viu , acho que com essas super dicas , nossas fotos ficaram bem mais a lá HOLLYWOOD ! haha
Beijinhos

Postar um comentário

Sweet Poison